terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Um dia em Guimarães - PT



Situada no distrito de Braga, a cidade de Guimarães é um dos mais importantes destinos históricos do país. D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, escolheu esta antiga cidade romana como capital do Reino de Portugal após a sua vitória na Batalha de São Mamede em 1128. Conhecida como “Berço da Nação”, Guimarães é um local fascinante para visitar, com o seu orgulhoso castelo e bem preservado bairro medieval. A cidade foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 2001.



A origem de Guimarães remonta a uma villa, Vimaranes, onde, no século X, a Condessa Mumadona Dias mandou construir o Convento e o Castelo, em volta dos quais se desenvolveu o burgo. D. Afonso Henriques, que viria a ser o primeiro rei de Portugal, filho do Conde D. Henrique e de D. Teresa, nasceu em Guimarães, em 1111. Em 1128, no dia 24 de Junho, em prol da independência do então Condado Portucalense, face ao reino de Leão, enfrenta e vence, com as suas hostes, as forças leais a sua mãe, no Campo de São Mamede, junto ao Castelo. A vitória alcançada por D. Afonso Henriques marca assim o nascimento da Nação Portuguesa, e por isso Guimarães é chamada o Berço da Nacionalidade. Em 1853, a vila é elevada à categoria de cidade e começou a crescer para fora do recinto da muralha.

Paço dos Duques de Bragança

A construção desta residência real foi encomendada por Afonso Henriques, Duque de Bragança, e construída entre 1401 e 1442. Em 1933, o Paço dos Duques sofreu uma grande renovação para passar a servir de residência oficial do ditador António de Oliveira Salazar, sendo ainda hoje usado como residência oficial do Presidente da República.



Paço dos Duques de Bragança


D. Afonso Henriques 1º rei de Portugal 

 A Praça de Santiago é um dos locais mais frequentados pelos habitantes locais, onde existem várias esplanadas e espaços de descontração, como restaurantes, cafés e bares. Nesta praça, existiu uma capela do século XVII que foi demolida no final do século XIX, existindo hoje ainda lajeados de granito que marcam o seu local original.

 
 O glorioso passado da cidade ainda pode ser visto por suas ruelas medievais, praças e, ainda, em seu imponente castelo com mais de 1000 anos de existência. Guimarães é encantadora!  

Passear pelas ruas de Guimarães é uma das melhores formas de conhecer a cidade. O Largo da Oliveira no centro histórico é o local ideal para ver alguns dos monumentos mais emblemáticos da cidade, como a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e os Paços do Concelho (onde reside agora o Museu de Arte Primitiva Moderna). Podemos também ver o belo Padrão do Salado, alpendre Gótico erguido no reinado de D. Afonso IV para comemorar a Batalha do Salado, em 1340. A Rua de Santa Maria é uma das ruas mais antigas da cidade, que faz a ligação entre a zona do Castelo e o Convento de Santa Clara (atual Câmara Municipal de Guimarães).

Colocamos as fotos no vídeo abaixo:




Fomos em Maio de 2017, era feriado e infelizmente o Castelo, o Paço dos Duques, o teleférico e outros lugares estavam fechados no dia. Então, logo voltaremos novamente e atualizaremos o post com mais aventuras.





3 comentários:

  1. Família linda! Amando passear com vocês por aqui.
    Guimarães é maravilhoso! Obrigada por tudo! Fabíola Gomide.

    ResponderExcluir