domingo, 28 de janeiro de 2018

Barcelos - PT



Atravessando a antiga ponte sobre o Rio Cávado, entramos numa das localidades mais emblemáticas da arte popular minhota, Barcelos.

É uma cidade antiga, situada num local com vestígios arqueológicos desde a Pré-História, mas foi no séc. XII que sua história começou, primeiro quando D. Afonso Henriques lhe concedeu foral e a tornou vila e depois quando D. Dinis, em 1298, quis compensar o seu mordomo-mor João Afonso e o tornou conde, doando-lhe a povoação em título.

Em 1385, o Condestável Nuno Álvares Pereira tornou-se o 7º Conde de Barcelos. Entregaria a vila como dote no casamento da filha D. Beatriz com D. Afonso, bastardo do rei D. João I. Começou então uma época de grande desenvolvimento e dinâmica para Barcelos, revelado com a construção da ponte, a muralha (de que resta a Torre da Porta Nova), do Paço dos Duques e da Igreja Matriz. São estes monumentos que constituem hoje o centro histórico da cidade que mantém um agradável ambiente medieval pontuado por solares e casas históricas como o Solar dos Pinheiros ou a Casa do Condestável.

Um passeio a Barcelos não pode dispensar o antigo Largo da Feira, hoje Campo da República, onde se encontram as setecentistas Igrejas do Bom Jesus da Cruz, e da Nossa Senhora do Terço e onde se realiza a maior feira de artesanato do país, todas as quintas-feiras. Se perder a feira semanal, visite o Museu da Olaria e o Centro de Artesanato de Barcelos, onde tem uma boa perspectiva sobre a expressão artística minhota. De todas as peças aqui produzidas, o colorido Galo de Barcelos é o mais representativo, não esquecendo as bandas de música e as figuras retratando hábitos e costumes da região. 
Igreja do Bom Jesus da Cruz

 
A Torre Medieval está localizada no centro da cidade de Barcelos e fez parte de um conjunto composto pela antiga Muralha da cidade. Deste conjunto apenas nos resta esta torre, a antiga muralha foi, infelizmente, demolida ao longo dos séculos, graças à evolução da malha urbana.

Não se sabe ao certo a data da sua construção, mas deverá ter sido, talvez, pelo século XV. Foi torre de vigia e posteriormente cadeia, função que ocupou entre o século XVII e meado do século XX.
A Torre Medieval encontra-se em muito bom estado de conservação e está hoje ocupada pelo Centro de Interpretação da Cidade e do Galo. 


Sem necessidade de marcação, é possível visitar a loja de artesanato que existe logo à entrada.
A Torre está aberta ao publico de segunda a sexta das 10h às 18h.
Aos sábados,domingos e feriados, das: 10h às 13h e das 14:30h às 17:30h.
Encerra nos dias 24 e 25 de Dezembro. 1 de Janeiro. Sexta-feira santa e dia de Páscoa.
Torre Medieval







Sobre a lenda do Galo de Barcelos, contaremos no próximo post!

 

Prefeitura de Barcelos
O edifício da Câmara Municipal de Barcelos (Câmara Municipal) está localizado no Largo do Município, em frente à Igreja Matriz e o Monumento a Antônio Barroso. É um edifício bonito e imponente de dois andares. Sua fachada principal é constituída por uma galeria de arcadas no piso térreo e janelas multi-painéis na parte superior. Fique altura e escalar as torres, onde escudos individuais e relógios da cidade, que são cobertos com pináculos forja estão localizados. Na verdade, o prédio que vemos hoje é o resultado da união de vários realizada no ano de 1849: O antigo Hospital do Espírito Santo sobre a Capela de Santa Maria do século XVI, a torre e a Casa da Câmara XV, a ex-XVII Misericórdia e o Palácio Conselho XIX.

Dentro do prédio, além de serem os escritórios municipais, várias exposições temporárias, a entrada é gratuita.


Museu Arqueológico
O Museu Arqueológico de Barcelos é um museu ao ar livre, localizado no interior do Palácio dos Condes de Barcelos. É um museu histórico, que apresenta igrejas e conventos faltando elementos arquitetônicos, heráldicas pedras antigas casas nobres, sarcófagos medievais, etc. A peça mais importante é o cruzeiro do senhor do galo, do século XIV. Objetos são organizados no chão (difícil de acreditar, mas é assim), então acho que em poucos anos lá é nada para se fazer um briefing sobre a história da cidade.
A visita é gratuita, e o recinto está aberto diariamente no verão das 9 às 19h e no inverno

9-17.30 h.





Cruzeiro do Senhor do Galo

 O Cruzeiro do Senhor do Gallo é a mais importante peça em exposição no Museu Arqueológico de Barcelos. É um cruzeiro românico do século XIV que inicialmente estava em Barcelinhos (um dos distritos de Barcelos, localizado do outro lado do rio). É feita de pedra e está totalmente gravada com baixos-relevos que contam a lenda do Galo de Barcelos, o símbolo da cidade. Se encontra no recinto do Palácio dos Condes de Barcelos.










Pelourinho de Barcelos

Teatro Gil Vicente

Restaurante Porta Nova
Jardim Barroco
Monumento ao Bombeiro Voluntário




Nenhum comentário:

Postar um comentário