quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal

 

O Santuário do Bom Jesus do Monte, cartão postal da cidade de Braga, é o santuário mais importante do país depois do de Fátima. Fica a cerca de 5 quilómetros do centro da cidade. Tem transporte público até lá, se for de carro tem estacionamento gratuito.

Para uma visita ainda mais entusiasmante, utilize o elevador – movido a água – para chegar à zona da igreja. Para além de ter sido o primeiro funicular construído na Península Ibérica, este elevador que atravessa o monte é agora, no mundo inteiro, o mais antigo em serviço a utilizar este sistema de contrapeso de água, funcionando desde 1882. Se for mais aventureiro, utilize o elevador apenas para subir. Desça pelas escadas e aprecie as fontes e capelas que vão aparecendo pelo caminho. 

 
Basílica


 A Basílica do Bom Jesus do Monte foi desenhada por Carlos Amarante por encomenda do Arcebispo D. Gaspar de Bragança, em substituição da anterior igreja que se encontrava em ruínas. 



 

  “Ver Braga por um canudo” é uma expressão derivada do telescópio do Bom Jesus. A expressão tem como significado “não alcançar o que se deseja” ou “querer algo e não conseguir”.


 
Estátua de São Longuinho
A estátua de São Longuinho possui especial importância porque se encontra localizada num pedestal onde, antes da construção do Largo do Pelicano – ex-Terreiro de Moisés, estava a torre da igreja ancestral do Bom Jesus do Monte. O São Longuinho foi um dos soldados presentes na crucificação de Jesus Cristo e que acabou por se converter, tornando-se mais tarde santo. Existe uma Lenda de São Longuinho de Braga, envolvendo uma história de amor que contaremos em outro post.

A Via-Sacra encontra-se representada em todo o Santuário do Bom Jesus do Monte com 17 capelas repartidas pelos Escadórios, Largo do Pelicano, Adro e Terreiro dos Evangelistas. A construção das capelas deve-se ao Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, responsável por várias edificações no santuário. No entanto, apenas duas das capelas fazem parte do leque original. As restantes foram reconstruídas posteriormente.

Os extensos jardins e o lago são lindos. Grutas, trilhas por descobrir, coretos e lagos, fazem deste parque um espaço único de diversão para toda a família.

Abaixo mais algumas fotos em um vídeo:




Curiosidade:   Na estrada do Bom Jesus, os carros sobem sozinhos, sem a ajuda do motor. Chama-se Estrada Mágica e é uma pequena rampa onde muitas vezes os motoristas experimentam a sensação de andar em marcha à ré, enquanto deveriam estar subindo.

Para mais informações sobre toda a história e fotos lindas do Bom Jesus do Monte, visitem o site oficial é muito interessante:  http://bomjesus.pt/

Informações úteis

Estrada do Bom Jesus
4715-261 Tenões, Braga
+351 253 276 636
geral@bomjesus.pt

Verão: 10H00-12H30 / 14H00-18H30
Inverno: 09H30-17H30
Nos Domingos da Quaresma realizam-se procissões da Via Sacra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário