![]() |
Fotos By Mônica Blandy |
Muita
gente não sabe, mas Santos foi a primeira cidade do país a contar com um
serviço de bonde como transporte público. Inaugurado em 9 de outubro de
1871, a primeira linha ia do centro da cidade até a barra do Boqueirão
(onde hoje se localiza o bairro de mesmo nome) e era puxada por burros. Exatamente um ano antes de o primeiro bonde começar a circular em São Paulo.
O serviço, incorporado em 1904 pela mesma empresa que gerenciava a distribuição de luz e gás em Santos - The City of Santos Improvements Company- foi aprimorado em 28 de abril de 1909, com a inauguração da primeira linha de bonde movido a eletricidade, que recebeu o n.o 02 e ligava o centro da cidade à São Vicente pela orla da praia, passando pela Vila Mathias e Avenida Ana Costa.
Por conta da 1a Guerra Mundial, que dificultou a importação de bondes, a partir de 1919, Santos chegou a produzir seus próprios veículos em uma garagem localizada na Vila Mathias, contudo, a dificuldade de manutenção, as facilidades do transporte a Diesel, o
baixo custo do petróleo, a pressão exercida pelas empresas de ônibus que foram surgindo ao longo da história e, por fim, a construção das rodovias BR-101 e dos Imigrantes, acabaram por tornar o bonde um transporte obsoleto, embora charmoso. Por conta disso, o serviço foi encerrado e em 28 de fevereiro de 1971, o último carro - prefixo, 258 e servindo a linha 42 - foi recolhido definitivamente à garagem.
Na década de 80 foi feita uma tentativa de implementar uma linha turística de bondes na orla da praia, mas sem sucesso. O fato da via ser estreita (apenas duas faixas), somado ao grande trânsito de carros e ônibus na via da praia acabaram por transformar o bonde em um verdadeiro estorvo ao tráfego na avenida da praia, inviabilizando a idéia. Foi em 2000, contudo, que a Prefeitura Municipal parece ter conseguido encontrar o casamento perfeito entre o passado e o presente, instalando em 23 de setembro daquele ano a primeira linha turística no centro da cidade. Como a região é coalhada de prédios históricos - alguns com mais de 200 anos - a circulação de um bonde funciona quase como um complemento ao cenário, de forma que mesmo os mais apressados ficam de certa forma constrangidos em reclamar do passo "devagar e sempre" do veículo sobre trilhos.
Hoje o bonde turístico de Santos conta com um trajeto de 5 km, cujo passeio - totalmente monitorado por guias - dura cerca de 30 minutos. São seis bondes, entre abertos e fechados, que proporcionam um maravilhoso passeio pelo centro histórico de Santos. Um detalhe interessante é que, em alguns pontos do passeio, o turista pode descer, visitar o local apontado - como o panteão dos Andradas ou o Palácio da Sabesp ou a antiga estação de trem da cidade, que conta com um delicioso restaurante-escola - e subir no próximo bonde que passar pelo local.
Destaque importante também para o programa Vovô Sabe Tudo, que agrega à atração 56 idosos que efetivamente trabalharam na linha regular de bondes da cidade e que atuam como contadores de histórias e monitores turísticos, recebendo salário da Prefeitura pelo serviço. Para o turista, é uma oportunidade de ouvir deliciosas histórias de um tempo que não volta mais. Para os idosos, trata-se de uma brilhante idéia de inclusão social da terceira idade - sem apelar para o assistencialismo - que rendeu ao município um certificado de premiação, expedido pelo Ministério da Cultura, relativo
ao concurso Inclusão Cultural da Pessoa Idosa, realizado em 2007.
![]() |
Foto com uma figura muito marcante da paisagem santista: o Vovô Sabe Tudo! |
No geral, é um passeio simplesmente delicioso, capaz de agradar aos adultos, divertir as crianças e trazer deliciosas lembranças ao vovô e à vovó.
Funciona de terça a domingo, das 11h às 17h. Partida da Praça Mauá, no
Centro Histórico .
A passagem
custa R$ 6,00 com gratuidade para: menores de 5 anos; guias de
turismo, desde que estejam a trabalho acompanhando grupos; viagens
agendadas por grupos de entidades filantrópicas e de escolas públicas
do ensino fundamental de Santos; grupos de centros de convivência da
Seas (Secretaria de Assistência Social de Santos) e grupos de
treinamento e reciclagem profissional promovidos pela Setur
(Secretaria de Turismo de Santos). Maiores de 60 anos, estudantes (com
documento de identificação escolar) e grupos de entidades
assistenciais (devidamente certificadas) têm 50% de desconto na
tarifa.
Agendamento para grupos pelo Tel.
(13) 3201-8000