segunda-feira, 6 de maio de 2013

MUSEU DO CAFÉ DE SANTOS - LEMBRANÇAS DA BELLE ÉPOQUE

Fotos By Mônica Blandy
Especiaria muito apreciada na Europa, o café começou a ser cultivado na região do Pará a partir do século XVII, em decorrência das tentativas dos franceses de expandir - a partir da Guiana Francesa - suas colônias na América do Sul. Embora as plantações verificassem, desde o início, uma gradativa expansão ao sul do país, foi no século XIX que o cultivo firmou raízes nas províncias de São Paulo e Rio de Janeiro.

Devido à grande demanda européia, o café acabou por ocupar o lugar que anteriormente fora da Cana de Açúcar como principal fonte de riqueza do país, sendo fator decisivo para melhorar as condições econômicas do Brasil, com a introdução de diversas melhorias de infra-estrutura, da qual a ferrovia desponta como a mais importante. No Estado de São Paulo, foi responsável pelo surgimento da chamada belle époque.

Como o Porto de Santos era o principal meio de escoamento da produção cafeeira do país, em 1922 foi inaugurada na cidade, a Bolsa Oficial de Café, que tinha a função de centralizar, organizar e controlar todas as operações do mercado cafeeiro no país.


Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2009, o Palácio da Bolsa Oficial do Café foi transformado em um museu, onde se pode praticamente "sentir na pele" toda a opulência e glamour de um época em que o Brasil chegou a figurar como uma das maiores potências econômicas do mundo. Cúpulas de cobre, imponentes esculturas, vitrais, mosaicos de mármore, robustas colunatas de granito são expressões de riqueza e prosperidade do ciclo cafeeiro no país e, ao mesmo tempo, representam a materialidade do desejo de seus idealizadores de converter o edifício da Bolsa no "Palácio do Porto de Santos".


O ingresso às dependências do museu custa bem barato - R$ 5,00 com meia entrada para crianças e idosos - e permite, além da visita ao salão principal onde ocorriam os pregões, com seu belíssimo mobiliário em madeira de lei, checar as exposições do andar superior (mezanino) que, além de contarem a história do cultivo do café no Brasil, ilustrada com fotos históricas do final do século XIX e início do século XX, equipamentos e ferramentas utilizadas na época, buscam mostrar de forma lúdica às crianças o funcionamento de uma fazenda de café, com suas várias etapas desde o plantio até a torrefação.

Destaque interessante do passeio, também, para a exposição que enumera algumas das fazendas de café mais tradicionais do país que ainda resistem ao tempo e que conta, inclusive, com uma cabine onde se pode conferir um vídeo produzido em uma delas nas primeiras décadas do século XX, mostrando crianças brincando e colonos trabalhando. Uma verdadeira viagem ao passado. 


  

  




Jogo da fazenda - A fazenda de café é composta por diferentes espaços de trabalho, cada um com determinada função. Encontre os locais e seus respectivos processos de cultivo do café no mapa da fazenda.
Monte a estrutura da planta do café!
Após realizar o passeio, o visitante pode relaxar na Cafeteria do Museu, que oferece um ambiente agradável e aconchegante, além de um café delicioso. Não pense, no entanto, que o local oferece apenas o simples e tradicional “expresso”.São diversas opções de bebidas quentes e geladas, drinks e doces a base de café, sanduíches e salgados, além de cafés de variadas regiões produtoras, que podem ser saboreados  na hora ou levados para casa. 

O Museu do Café de Santos é, enfim, outra dica de passeio rápido e agradável pra quem quer conhecer uma época em que o Brasil figurava como potência comercial e refletia essa posição na opulência de seus projetos arquitetônicos.


Museu do Café
Rua XV de Novembro nº 95,
Centro - CEP: 11.010-151
Santos / SP
Telefone: + 13 3213-1750

Horários:
Terça a Sábado - das 09h às 17h

Domingo - das 10h às 17h

Preços

Os ingressos para visitação no Museu do Café custam R$6,00.
Estudantes e terceira idade pagam meia-entrada. Funcionários da rede pública do Estado de São Paulo são isentos.
Aos sábados, a visitação é gratuita.
Saiba mais sobre isenção e pagamento de meia-entrada em nossas Normas de Visitação.


Cafeteria do Museu
Segunda a Sábado - das 09h às 18h

Domingo - das 10h às 18h



4 comentários:

  1. Bem bacana a dica!
    beijão!
    Driks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Driks, obrigada!!! Continue acompanhando, logo colocaremos nossa viagem com dicas ao Chile!!! Bjos

      Excluir
  2. Parabéns pelo post. Muito bem explicado. Abraços.

    ResponderExcluir