quarta-feira, 20 de março de 2013

Museu da Pesca

Foto By Mônica Blandy

O Museu de Pesca de Santos encontra-se instalado em um prédio que, no século 18, abrigava o Forte Augusto: uma instalação militar projetada pela Marinha de Guerra brasileira para proteger a baía de Santos, fazendo fogo cruzado com a Fortaleza da Barra, localizada do outro lado da baia, na Ilha de Santo Amaro (onde se localiza o município de Guarujá).

Em 1894 o forte foi completamente destruído, por conta de um ataque efetuado pelos rebeldes que intentaram a Revolta da Armada. Reconstruído em 1908 para abrigar a Escola de Marinheiros, acabou sendo cedido pela Marinha do Brasil em 1931 para a instalação da Escola de Pesca - uma tentativa do Governo Federal de profissionalizar a pesca na região.

Mais tarde, o prédio acabou por abrigar o Instituto de Pesca, ligado ao Governo do Estado de São Paulo, responsável pela pesquisa e estudo da vida marinha. Atualmente, o local abriga o Museu da Pesca, abrigando atrações e curiosidades capazes de entreter adultos e crianças - destaque para a grande ossada de baleia Fin, medindo 23 metros de comprimento.

Foto By Mônica Blandy
Foto By Mônica Blandy
O museu é dividido em diversas seções, onde se pode apreciar miniaturas de naus, caravelas e navios mais recentes, diversas espécies de tubarões, moluscos - há, inclusive, uma réplica de uma lula gigante com cerca de 10 metros de comprimento - aves e mamíferos marinhos, além da "Sala do Barco" onde os visitantes podem ter noções básicas de navegação e a "Cabine do Capitão", que simula a cabine do comandante de um navio antigo.

Foto By Mônica Blandy
 O Museu da Pesca é uma opção barata de passeio que certamente é capaz de entreter adultos e também os pequenos, que passarão um bom tempo contando para todo mundo a respeito da baleia e dos tubarões e como é legal a sala do pirata (ao menos a Jú passou um bom tempo lembrando disso).


Foto By Mônica Blandy
Foto By Mônica Blandy



Foto By Mônica Blandy



Localização:
Av. Bartolomeu de Gusmão, 192 - Ponta da Praia
tel: (13) 3261-5260
E-mail: museu@pesca.sp.gov.br                         
Página oficial: www.pesca.sp.gov.br/museu.php

Horário
Aberto de quarta a domingo, das 10h às 18h.

Ingressos: O ingresso custa R$ 2,00. Estudante paga meia entrada. Crianças até 6 anos e maiores de 60 anos tem entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário