terça-feira, 12 de maio de 2015

Valparaiso e Viña del Mar - Chile






Valparaiso


Com seu porto banhado pelo Oceano Pacífico, Valparaiso se divide em atividades portuárias e turismo. Com casas coloridas e rodeada por cerros (morros), cada um com sua visão particular do Oceano Pacífico. Seus elevadores centenários, que facilitam a subida em alguns desses morros e suas construções antigas encantam o turista.
 
Foi habitada por marinheiros de várias nacionalidades que deram uma mistura que hoje se vê em sua rica arquitetura. A cidade tem casas muito coloridas, que dizem serem assim pelo aproveitamento das sobras de tintas utilizadas para pintar as embarcações, mas na verdade é que eram uma forma de localização, como não havia endereço, as pessoas faziam das casas um ponto de referência. Foi nomeada pela UNESCO como patrimônio da humanidade em 2003.


Por ser zona portuária, Valparaiso teve constantes lutas para manter em segurança o seu território. Além disso, a área faz parte da rota de terremotos, o mais forte em 1903 vitimou três mil pessoas. 

O Monumento Prat, ponto central da praça, foi feito em homenagem aos combatentes da batalha naval de Iquique e Punta Gruesa, em 21 de maio de 1879, última peleja da Guerra do Pacífico, a célebre luta no final do século XIX entre Chile e Peru, que tinha a Bolívia como aliada, na qual os dois últimos países derrotados perderam partes importantes de seu território. A Bolívia até hoje tem como um objetivo nacional de honra, que inclusive consta em sua constituição, a recuperação do acesso ao oceano Pacífico, perdido durante a guerra. Quando se trata de relembrar assuntos relacionados às fronteiras modificadas com os países vizinhos, o Chile também assume uma posição bastante ufanista. Embaixo do monumento, há um mausoléu com os corpos de importantes figuras do combate.


A Plaza Sotomayor é a praça principal da cidade e nela estão prédios que se destaca pela beleza e seu estilo neoclássico. Nela, chama a atenção o lindo prédio da Armada de Chile, além do Monumento a los heroes de Iquique e do Congresso Nacional.

Armada de Chile




Hotel





Monumento a los heroes de Iquique
  

Palacio de Justicia
Palacio de Justicia
Palacio de Justicia

Para se chegar aos cerros partindo da parte baixa (“El Plan”), os turistas assim como os moradores da cidade, utilizam os ascensores que facilitam esta subida. Nós subimos com o carro da agência de turismo.

Ascensores









 Viña del Mar 

Há cerca de uma hora e meia da capital chilena e há poucos minutos de Valparaiso, Viña encanta seus visitantes com suas belíssimas praias e sua arquitetura moderna. O turismo é uma das principais atividades econômicas.

Viña Del Mar pode ser visitada o ano inteiro. Além das praias, existem várias atrações como o Cassino, o Relógio de flores e o Museu Fonck que tem uma interessante mostra da cultura Rapa Nui, da Ilha de Páscoa e um Moai original (só existem dois fora da ilha).

Relógio das Flores 

Com mecanismo construído na Alemanha, foi feito na Copa de 1962, quando Viña recebeu, entre outros jogos, uma das semifinais.




 Castillo Ross

Construído em 1912 em estilo tudor pelo arquiteto Cruz Montt. Sua estrutura de pedra é uma réplica exata de uma morada escocesa do século 19. Fica na avenida Marina 50 e é sede do Club Unión Árabe. Nele se encontra um ótimo restaurante. No ano 2000 foi declarado como edificação histórica e arquitetônica. Vale a pena passar por ali, é lindo e a paisagem maravilhosa.









Castillo Wulff

Foi construído há mais de 100 anos por um imigrante alemão chamado Gustavo Wulff. Daí o nome do castelo, que foi construído sobre as rochas da orla marítima. Foi erguido no estilo franco-germânico, mas em 1920 ganhou uma torre e um piso de vidro que permite enxergar as rochas e o mar abaixo da construção. Hoje abriga exposições itinerantes. É um dos principais pontos turísticos da cidade.

Com uma vista maravilhosa, uma das torres cujo topo é possível por uma escada em espiral, é local imperdível para se ter uma vista panorâmica de Viña Del Mar e Valparaíso. atualmente é espaço para diversas atividades culturais. Vale uma visita, mesmo que for apenas para se deliciar com a vista.

 Ele fica na Av. La Marina, 36. Funciona de terça a domingo, das 10h às 13h30 e das 15h às 17h30.


Júlia amou cada minuto do passeio



Castillo Brunet 

Esse não fomos, apenas passamos perto. Lembra o período romântico e gótico da França, se aproxima da arquitetura medieval. É obra do arquiteto Alfredo Azancot, mas foi comprado em 1974 pelos Carabineros de Chile, passando a se chamar de Palacio de Carabineros de Viña del Mar, destinado à residência oficial de visitantes ilustres e à eventos sociais.
Em 2005 foi declarado como Monumento Histórico Nacional do Chile e aceita visitas somente com acordo prévio do administrador. O telefone para contato é +56 (32) 313 2500. Fica na Iberia 104, em Cerro Castillo.


Museu Fonck

Logo na entrada do museu um imponente Moai, trazido da Ilha de Páscoa (Rapa Nui) em 1951, esta é uma pequena mostra do que se pode encontrar dentro deste museu. com várias salas, o museu conta um pouco da história deste povo que é, no mínimo, um mistério.  Cultura e história que conta não só sobre os Isleños, mas também sobre os Mapuches e mostra a diversidade de materiais e fauna distribuídos por todo o território chileno, de norte a sul, da cordilheira ao mar.


Palacio Carrasco 

Emilio Carrasco comprou o terreno em 1912 e contratou o arquiteto francês Alfredo Azancot para construir uma mansão. Em 1923 ela estava concluída. Seu desenho lembra o alto renascimento francês com quatro andares.

A residência foi comprada em 1930 e foi usada como prefeitura até 1971. Atualmente abriga o Centro Cultural, a Biblioteca Benjamín Vicuña Mackenna, o Archivo Histórico de Viña del Mar e a Área de Desarrollo Turístico y Económico da cidade.

Foi declarado Monumento Nacional em 1986. Em 2000 o conselho municipal o declarou "edificação de interesse histórico e arquitetônico". 

Endereço: Av. Libertad nº 250. Telefone: +56 (32) 226 9708. Visitas: de segunda a sexta das 9h30min às 13h e das 14h às 18h30min. Sábado: 10h às 13h.


E no final fomos passear pelo calçadão, sentir o vento e ouvir o som das águas (frias) do Oceano Pacífico. Viña del Mar é apaixonante e esperamos voltar para conhecer mais lugares!








2 comentários:

  1. Que fotos bacanas, lugares chamativos e a Julinha deve amar compartilhar tudo isso. Amei a caneca e o Globo, sonho de consumo. Parabéns, pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Claudia!!! Viajar é uma das melhores coisas do mundo, né!!! Bjos

    ResponderExcluir