domingo, 8 de fevereiro de 2015

Palácio de La Moneda e Centro Cultural La Moneda

Continuando a visita pelo centro da cidade fomos conhecer o Palácio de La Moneda - sede da Presidência do Chile - abrigando também o Ministério do Interior, a Secretaria Geral da Presidência e a Secretaria Geral do Governo. Está localizado no centro da cidade, entre as praças da Cidadania e da Constituição.


Para visitar o Palácio de La Moneda precisa agendar através de e-mail, informando a data e o dia desejado. Os tours acontecem somente de segunda à sexta. Não adianta chegar lá no palácio e tentar entrar, pois eles não vão deixar. Nós não fizemos a reserva e tivemos a sorte de ir no Día Del Patrimônio Cultural de Chile (02/09/12), onde o Palácio, museus, bibliotecas e patrimônios culturais estavam aberto ao publico durante todo o dia. Só não conseguimos ver a famosa troca de guarda, em frente ao Palácio, ela acontece a cada dois dias, às 10h, portanto informem-se antes de ir.







O Palácio de la Moneda foi projetado originalmente para abrigar a Casa da Moeda, quando o Chile era uma colônia espanhola. Devido à falta de recursos do governo colonial, a Casa Real Espanhola entregou o projeto a um particular. Graças ao financiamento por Francisco García de Huidobro, I Marquês de Casa Real, o palácio foi construído entre 1786 a 1812. O arquiteto responsável foi o italiano Joaquín Toesca. A Casa da Moeda foi inaugurada oficialmente em 1805. Suas paredes são construídas com pedras muito grandes, chegando a mais de um metro de largura, para dar à construção a resistência necessária aos frequentes abalos sísmicos que ocorrem em Santiago. Na realidade, o Palácio de La Moneda é uma das poucas construções da era colonial que ainda permanecem em pé na capital chilena.











Durante a independência do Chile, foi neste palácio que se cunharam as primeiras moedas do Chile independente. Durante o mandato do presidente Manuel Bulnes Prieto, em 1845, o Palácio de la Moneda foi convertido em sede do Governo Chileno, e residência oficial de seus presidentes. Foi residência oficial de presidentes até o final do mandato de Carlos Ibáñez del Campo, em 1958.





Durante o golpe de estado de 11 de setembro de 1973, em que foi deposto e morto o presidente Salvador Allende, o edifício foi duramente bombardeado pelos canhões do Exército chileno e por aviões da Força Aérea chilena. Depois de três horas de luta e bombardeando o Palácio de La Moneda com aviões da força aérea foi este tomado pelo exercito. O efeito dos explosivos, adicionados ao incêndio que se propagou a seguir, destruíram não só parte do prédio como documentos e tesouros inestimáveis. Por exemplo, a Ata de Independência do Chile, de 1818, foi irremediavelmente perdida.

Durante a ditadura neoliberal de Augusto Pinochet o Salão da Independência, foi fechado por um muro de concreto, por ordem de Pinochet, para evitar o seu simbolismo. A tradicional porta pela rua Morandé 80 foi lacrada, e o salão Independência, onde morreu Salvador Allende, foi eliminado da obra. O edifício foi reinaugurado ao mesmo tempo em que Augusto Pinochet iniciou seu período de governo sob a Constituição totalitária de 1980, em 11 de março de 1981. Durante a reconstrução do Palácio de la Moneda, a sede do governo foi o Edifício Diego Portales.


















Após o fim da era Pinochet, e com a redemocratização do Chile, durante o governo do presidente Eduardo Frei Ruiz-Tagle, o edifício foi repintado em sua cor original, branco gelo. Posteriormente, o presidente Ricardo Lagos Escobar reabriu a passagem para pedestres no interior do palácio e também, em gesto carregado de simbolismo, reabriu a porta pela rua Morandé 80, quando completaram-se 30 anos do golpe militar de 1973. Por esta porta, o presidente pode entrar de modo tranquilo no palácio sem usar o portão principal onde forçosamente deve receber as honras da Guarda. Simbolicamente, é por onde saem os presidentes ao término de seu mandato.

Para quem gosta de cultura é um passeio maravilhoso, tanto pra adultos e crianças!!!


Fonte sobre a história do Palacio: Wikipédia
Palacio de La Moneda
Plaza de La Ciudadania – Avenida Libertador Bernardo O’Higgins
Agendamento de visitas pelo email: visitas@presidencia.cl



Centro Cultural Palácio La Moneda
Quem visita o palácio pode aproveitar para conhecer o Centro Cultural Palácio de La Moneda, que está localizando no subsolo da Praça da Cidadania, com entrada pelas laterais do pátio que está em frente ao La Moneda. Inaugurado em janeiro de 2006 pelo então presidente Ricardo Lagos, foi construído com um objetivo: promover o valor artístico e cultural. Com um desenho moderno, o edifício é dividido em três níveis. É uma boa opção para apreciar arte e beber um café. Exposições e oficinas pra as crianças e ainda conta com um cinema. As visitas podem ser guiadas ou não. 

Júlia participou de uma oficina de arte e adorou tudo!!!




Endereço: Plaza de la Ciudadanía, 26, centro. Tel.: 00xx 56 22 355 6528. Entrada gratuita




Nenhum comentário:

Postar um comentário