quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Parque Florestal em Santiago

Santiago é marcada por enormes parques e áreas verdes, em geral bem estruturados e de fácil acesso, que abrigam museus, monumentos, playgrounds, pistas para caminhada, etc. Em geral, são áreas muito limpas e bem cuidadas, com a grama aparada, calçamento caprichosamente preservado, onde não se vê lixo no chão.

Um desses parques que visitamos é o Parque Florestal, que fica bem no meio da cidade e  possui uma diversidade única. O parque é bem grande, já que se estende desde a estação do metrô Baquedano até o Mercado Central. De um lado dá para ver o magnífico morro San Cristobal, o bairro Bellavista e o recuperado Rio Mapocho. Do lado oposto a arquitetura é linda, principalmente no Bairro Lastarria, com suas antigas casas que lembram pequenos castelos.

O Florestal, na realidade, foi construído no espaço vazio que sobrou no que fora o canteiro de obras de canalização do rio Mapocho, em 1891. É um lugar agradável, com árvores altas e frondosas, cheio de banquinhos. Na extremidade próxima à Plaza Italia (ou Plaza Baquedano) fica a Fuente Alemana, uma escultura de pedra e bronze, presente da colônia alemã ao Chile no centenário da sua independência. Simboliza algumas virtudes do país sul-americano: riquezas minerais, seus trabalhadores e o mar.

Outro dado que achamos interessante, é que foi no Parque Nacional  que Pablo Neruda e Matilde Urrutia se conheceram. Como que homenageando o grande artista, é ali também que atualmente, aos domingos, se reúnem as diversas tribos urbanas de adolescentes – , roqueiros, beaties, grungies, rappers, hippies, etc.

O parque, considerado o mais tradicional da cidade, tem uma vida intensa e é frequentado por todos os tipos de pessoas que procuram o local para caminhar pedalar ou jogar conversa fora: estudantes, artistas, esportistas, casais de namorados, pais com crianças, etc. A segurança também é um ponto de destaque positivo: As rondas de Carabineiros (uma espécie de Polícia Militar do Chile)  é constantemente observada em toda a extensão do parque, e não vimos pedintes ou mendigos vagando em lugar nenhum.

O local também é adornado com lindas esculturas em toda a sua extensão. Aliás, em seu interior localizam-se, tanto o Museu Nacional de Belas Artes quanto o Museu de Arte Contemporânea, que não tivemos a oportunidade de visitar.

Os demais parques que adornam a cidades – não visitamos todos, porque realmente são muitos – seguem basicamente o mesmo padrão de conservação e segurança.

Cansou de caminhar e quer dar uma parada para descanso? Sem problemas. Entre um parque e outro sempre é possível encontrar playgrounds  limpos e conservados, onde as crianças podem se esbaldar enquanto os pais descansam as pernas. A Júlia adorava!





Fuente Alemana

Nenhum comentário:

Postar um comentário