segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Outono em Braga - PT


Eis que chegou o Outono. Com suas lindas paisagens, árvores e folhas em cores que vão do verde para tons maravilhosos de vermelho, laranja e amarelo. Nas vinhas as folhas das videiras também mudam de cor e começam a rarear. 

Nessa época geralmente começam as chuvas e o céu cobre-se de nuvens, por vezes de tonalidades de grande beleza. Os dias ainda são relativamente longos, mas a temperatura começa a dar uma trégua. Ou seja, você ainda consegue pegar dias quentes mas, conforme o mês vai passando as noites vão ficando mais frescas. Aparecem os frutos desta estação, como o dióspiro (caqui), as uvas, tangerinas, pêras e maças, a romã, o marmelo, do qual se faz a marmelada, e também os frutos secos, como as nozes ou as avelãs. O outono é o tempo das castanhas, do vinho novo e das azeitonas novas.


Castanhas - O cheiro das castanhas assadas nas ruas é irresistível.  Em Portugal, a chegada definitiva do tempo frio é comemorado a 11 de Novembro, dia de São Martinho, em que, por todo o país, por tradição, se comem castanhas assadas e se bebe vinho novo e água-pé (bebida tradicional portuguesa confeccionada para consumo nas festividades tradicionais do período de Outono e Inverno). 


Romãs - As romãs são outro ícone desta estação. Corte a fruta ao meio, retire os pedacinhos e delicie-se.



Uvas - O outono lembra a arte das vindimas (colheita das uvas para a produção de vinho) e não há melhor época para as comer que esta. As uvas saltam das videiras para a mesa, mas também para o copo, através do vinho. 



Caminhar pelos parques no outono é perfeito para meditar, para refletir, para apreciar os raios de sol sobre as folha e curtir a família. 




E vocês? O que mais gostam do outono?

2 comentários:

  1. Oi Mônica!!
    Onde é esse caminho dentro da floresta?? Eu quero ir!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, fica no Mosteiro de Tibães.... Lá tem uma área enorme pra conhecer!

      Excluir