sábado, 5 de maio de 2018

10 Curiosidades sobre Portugal by Euro Dicas



10) Tamanho do país
Portugal é um país pequeno tanto em tamanho, quanto em população. É possível cruzar Portugal em apenas um dia. São apenas 721 km de estradas de uma ponta a outra. Além disso, o país possui fronteira apenas com a Espanha e tem uma população de pouco mais de 10 milhões de pessoas (20 vezes menor que o Brasil). 

9) Geografia e clima
Além do seu território chamado de Portugal continental, o país possui as ilhas dos Açores e da Madeira. Na sua área continental são 1.230 km de costa e belas praias.
No sul do país estão localizadas as praias com mais balneabilidade, já no norte as praias são bastante ventosas e com águas mais geladas. Além do litoral e de planícies, Portugal conta com regiões montanhosas e diversos locais com neve no inverno, como a Serra da Estrela.   

8) Idade para dirigir
Em Portugal é permitido dirigir a partir dos 16 anos de idade (carros com menos de mil cilindradas ou motociclos de 125 cm3), diferente do Brasil onde a carteira de motorista só pode ser feita aos 18 anos. 

7) Aborto
Desde 2007 o aborto é legalizado em Portugal. A mulher que queira interromper a gravidez poderá fazê-la até a 10ª semana de gestação. A interrupção da gravidez é feita no hospital público (Sistema Nacional de Saúde), totalmente de graça. 

Além do aborto até as dez semanas por qualquer motivo, é possível interromper a gravidez até às dezesseis semanas em caso de crime sexual, até as vinte quatro semanas em caso de malformação do feto e em qualquer momento da gestação em caso de risco para a grávida. 

6) Valor das creches e serviços
O preço das creches e de diversos serviços depende de quanto a família ganha. Não há um valor fixo como no Brasil.

Quem ganha mais, paga um valor maior, quem possui uma renda mais baixa, paga menos.
A mensalidade da creche é calculada de acordo com o escalão de Imposto de Renda em que a família está. Quem ganha mais, paga um valor maior, quem possui uma renda mais baixa, paga menos.

5) Política
Diferente do Brasil onde o sistema é presidencialista, em Portugal o sistema político é o Parlamentarismo. Há um presidente da república e um primeiro-ministro que possuem papéis diferentes na gestão do país. 

4) Café
A paixão pelo café chega a ser mais forte e intensa que no Brasil. Outra das curiosidades sobre Portugal é que, até mesmo em barzinhos e baladas, as pessoas tomam café. A paixão passa de geração para geração e, até mesmo os mais jovens, saem para tomar um cafézinho após o jantar.  

3) Saúde pública
A Saúde pública em Portugal não é de graça, para todos os serviços são cobradas taxas moderadoras para seus usuários. O governo paga a maior parte e os pacientes arcam com taxas para consultas, urgências, exames e cirurgias. 

Porém, outra das curiosidades sobre Portugal é que crianças, grávidas e pacientes com algumas doenças crônicas listadas ficam isentos do pagamento da taxa.

2) Educação em Portugal
Depois do Tratado de Bolonha, a maioria dos cursos de graduação têm duração de três anos (com exceção dos cursos de saúde, como Medicina, por exemplo). Além disso, é possível fazer Mestrados Integrados e sair Mestre após cinco anos de estudo. 

1) Caixas eletrônicos
Você já deve ter ouvido falar que Portugal é um país seguro e que a Justiça é eficiente, não é mesmo? Por causa da segurança, os caixas eletrônicos por exemplo ficam na rua. Não é necessário entrar no banco em Portugal para sacar dinheiro. 

Além disso, outra curiosidade sobre Portugal é que você faz levantamentos de dinheiro no caixa eletrônico e não saques. Em Portugal, saque significa roubo. 

Fonte: Euro Dicas / Amanda Corrêa
Link:  https://www.eurodicas.com.br/curiosidades-sobre-portugal/
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário