terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Torre de Menagem em Braga - PT

A Torre de Menagem é quase só o que resta do antigo castelo da cidade. Localizada no ponto mais elevado do planalto em que assentava burgo medieval, estava integrada numa fortificação reforçada com cinco torreões.


É ali, no núcleo do antigo castelo de Braga e baluarte mais evidente da nossa história comum, que surge um núcleo interpretativo da história de Braga, devotado ao público escolar mas alargado à compreensão de todos os bracarenses. Intitulada “Era uma vez uma cidade” esta exposição propõe uma versão ilustrada da história, protagonistas e evolução urbana de Braga, através do talento esclarecido do bracarense César Figueiredo. Mais de oitenta ilustrações, distribuídas ao longo de quatro pisos, permitem um inédito percurso pelos dois mil anos de história da cidade de Braga. De acesso livre gratuito, este projeto será o ponto de partida para um itinerário por todos os monumentos e núcleos museológicos bracarenses.


  

A referência mais antiga à existência do castelo de Braga recua ao ano de 1315, embora a atual construção tenha sido ordenada em 1375. Os mestres de pedraria responsáveis também estão identificados: João Mouro, Pero Senascais e João Pedreiro.

Após a invasão de D. Henrique II de Castela ocorrida em 1369, o rei D. Fernando viu-se obrigado a reforçar a defesa de Braga, dando ordem para que se construísse uma poderosa fortificação.

Com a sucessiva perda de utilidade militar do castelo e das muralhas, este espaço viu ser-lhe acoplado um alpendre e uma alfândega no decorrer do século XVI e, ainda, sofreu a integração de um edifício para servir de prisão da cidade em 1716.

A destruição da vizinha porta do Souto em 1853, localizada no largo do Barão de S. Martinho, haveria de antecipar o inevitável destino do castelo de Braga. O seu processo de demolição, concretizado entre novembro de 1905 e maio de 1906, não foi pacífico, mas contou com o apoio maioritário da população. Uma das exceções foi Manuel Monteiro (1879 - 1952), que classificou esse ato como uma "selvageria sem nome".

A Torre de Menagem é o testemunho mais evidente do antigo castelo bracarense, embora subsistam vestígios consideráveis da muralha nascente integrados no quarteirão da Arcada Coroada de ameias e com matacães nas extremidades, esta edificação militar é uma das mais imponentes do território português, tendo sido classificada como Monumento Nacional  em 24 de Junho de 1910.





Cruz de bronze espalmada, com as extremidades em flor-de-liz e com Cristo crucificado!


Maqueta de Braga no final do século XVI
Marcas de pedreira presentes nas estruturas preservadas do Castelo de Braga


Túmulo de São Martinho Dumiense
Túmulo de São Martinho Dumiense



Vista da Torre

Vista da Torre



Os horários de abertura ao público funcionarão de Terça a Domingo, entre as 10h00 e às 12h30 e das 14h00 às 17h00. 

A marcação de visitas guiadas deverá ser efectuada através do email cultura@cm-braga.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário