sábado, 18 de fevereiro de 2017

Ano Novo em Portugal: Lisboa, Porto, Braga, Óbidos, Fátima, Aveiro, Águeda

Hoje vamos falar um pouco dos lugares que visitamos em Portugal nessa virada de ano. Por enquanto, é só um apanhado geral e mais pra frente publicaremos mais novidades e dicas!

Lisboa

Lisboa é uma cidade incrível e com muita coisa pra verm e visitar. É bom reservar uns 4 dias para conhecer a cidade e passear tranquilo. Tem o melhor aquário que já visitamos, bons museus, muita história nas ruas e ótimos restaurantes.  A cidade conserva todo o charme e história de Portugal em suas ruas de paralelepípedos, casas com fachadas de azulejos e o som do fado ecoando nas ruas.

Um passeio por Lisboa no bonde (elétrico) 28 é quase tão imperdível quanto a parada para desfrutar dos deliciosos Pastéis de Belém originais, na fábrica próxima à famosa Torre de Belém. Infelizmente não tivemos tempo de fazer o trajeto de bonde dessa vez, mas degustamos o famoso Pastel de Belém. passeamos de Tuk-Tuk - que se tornou uma febre em Lisboa - com uma motorista brasileira chamada Camila e admiramos a vista passeando de Telecabine (teleférico).



A Torre de Belém - É uma das sete maravilhas de Portugal, tendo sido considerada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. É um monumento de estilo manuelino, rodeado por decorações ornadas com o Brasão de Armas de Portugal. Nas janelas de baluarte podemos ver inscritas cruzes da Ordem de Cristo. Foi construída no século XVI às margens do famoso Rio Tejo. Ali funcionava como fortaleza, para proteger a costa de Lisboa, fazendo fogo cruzado com outra torre, localizada na outra margem do Tejo. Por conta disso, dispõe de várias peças de artilharia medieval.

Originalmente a torre ficava em uma base de pedras em meio ao rio, porque, na época, o Tejo era bem mais largo, chegando mesmo às portas do Mosteiro dos Jerónimos. Hoje, está integrada à Praia de Belém. Com o tempo, foi deixando de ser uma fortaleza e passou por transformações que fizeram dela um posto aduaneiro, farol e até masmorra para presos políticos. Como marco histórico, foi dali que partiram os grandes navegadores portugueses em busca de novas rotas marítimas – Vasco da Gama até a Índia e Pedro Álvares Cabral até o Brasil. Adoramos!!!



Torre de Belém

Mosteiro dos Jerónimos - Construído no início do século XVI. O Rei D. Manuel I, que, após subir ao trono, decidiu construir um enorme monumento que pudesse representar menções a essa gloriosa era.
O mosteiro foi doado aos monges Jerónimos, por isso, a edificação tornou-se um espaço de tranquilidade onde os monges ali hospedados podiam realizar as orações dirigidas à alma do Rei e ao êxito dos marinheiros nas suas longas temporadas no mar à descoberta de novos mundos.

Por ter sido construído no período do Rei D. Manuel I, constitui o estilo manuelino, que é uma combinação de gótico e renascentista, junto de símbolos portugueses nacionais e religiosos, motivos náuticos, plantas e animais exóticos, entre outros pormenores eternizados em pedras. Ali estão sepultadas figuras importantes da história de Portugal, como o Rei D. Manuel I e Vasco da Gama.

Esse Mosteiro tem história em minha vida. Há anos atrás, quando era solteira ainda, sonhei 3 dias seguidos com ele, mas não sabia que local era aquele e nem onde ficava e nem me interessei em procurar na época. Até que, no ano passado, em nossas pesquisas sobre Portugal eis que ele me aparece. Não acreditei quando vi e claro tivemos que conhecer. Assim que entrei senti uma energia impossível de descrever. O mosteiro é magníficos! A arquitetura impressiona até aqueles menos atentos aos detalhes históricos!


Mosteiro de Jerónimos
Praça do Império
Lisboa

Casa Pasteis de Belém - No início do século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, havia uma refinação de cana-de-açúcar associada a uma pequena loja. Devido à revolução Liberal de 1820, todos os conventos e mosteiros portugueses foram encerrados anos mais tarde e, por consequência, todos os trabalhadores e clero foram expulsos destes mesmos locais. Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro colocou à venda nesse pequeno local de comércio uns pastéis doces que passaram rapidamente a designar-se por “Pastéis de Belém” dada a zona onde eram vendidos.

O fabrico dos “Pastéis de Belém” iniciou-se então em 1837 e a receita mantém-se até hoje na misteriosa “Oficina do Segredo”. Os mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente escolhem criteriosamente cada um dos ingredientes, a fim de proporcionar o paladar da antiga doçaria portuguesa e conjugam de forma perfeita o creme e a massa folhada que os compõem.

Por todo o país existem versões destes pastéis - a que chamam pastéis de nata - mas a receita original está em Belém e não é partilhada com nenhum outro espaço. (Texto retirado da página Lisboa Cool)



Pastéis de Belém
Rua de Belém, 84 a 92
Lisboa
Praça do Comércio - Um dos locais mais emblemáticos de Lisboa, de visita obrigatória e que obriga uma parada prolongada. Mais conhecida pelos lisboetas como Terreiro do Paço, já que era a zona do Paço da Ribeira até ao terremoto de 1755, é uma das maiores praças da Europa. Permite ascender a vários pontos de interesse.  

Rua Augusta - é uma famosa rua da baixa de Lisboa, em Portugal, que começa no famoso arco triunfal, ligando a Praça do Comércio, à Praça do Rossio. é apinhada de estabelecimentos comerciais,  muitos deles de grandes marcas internacionais. Está desde os finais dos anos 80 fechada ao trânsito e é frequentemente ocupada por artistas de rua, artesãos e vendedores ambulantes.

Passamos a virada do ano na Praça do Comércio com direito a show e tudo. Impossível descrever a emoção que sentimos. Fogos ao som de Queen, Guns N' Roses, Rolling Stones... emoção pura!!!! Olhem as fotos e o vídeos e sintam um pouco.






Parque das Nações - Esse imenso espaço que sediou a Expo de 1998 tornou-se símbolo da moderna Lisboa. Há atrações para todos e uma visita cuidadosa pode levar um dia inteiro. Não deixe de conhecer o Oceanário, o Pavilhão do Conhecimento (um museu de ciência e tecnologia), e de fazer um passeio no teleférico (Telecabine) e se surpreender com as diversas intervenções artísticas do parque, como o Jardim da Música que a Júlia adorou!
Site: http://www.portaldasnacoes.pt 

Jardim da Música

 

Pavilhão do Conhecimento - Situado num dos pavilhões da Expo 98, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva é um museu interativo dedicado à ciência e tecnologia. Através de diversas exposições temporárias, pretende promover a educação científica e dar a conhecer avanços tecnológicos de uma forma divertida. Nem preciso dizer que a Júlia se apaixonou pelo lugar e já está pedindo para voltar.

 







Oceanário de Lisboa - Considerado o melhor aquário do mundo pelo TripAdvisor em 2015, o Oceanário promove a proximidade com os oceanos e com as suas 8000 criaturas marinhas. Entre estas, raias, recifes de coral, tubarões e lontras marinhas. Uma experiência única que não podíamos perder. Um grande aquário central, com 5 milhões de litros de água, representa o Oceano Global. À sua volta, estão representados quatro habitats marinhos criando a ilusão de que estamos perante um só aquário.  

A visita desenrola-se em dois níveis, o terrestre e o subaquático. A exposição temporária, “Florestas Submersas by Takashi Amano”, apresenta as florestas tropicais e os seus sistemas subaquáticos através do maior “nature aquarium” do mundo, criado pelo famoso aquascaper, Takashi Amano. Uma experiência de pura envolvência com estes ambientes, onde a arte, a beleza e a natureza se juntam na perfeição. Um passeio para todas as idades. 

 


 

 

Óbidos

O encanto por essa Vila começou pela internet e assim que chegamos nos apaixonamos. Do castelo sai uma muralha com 1,5 km que abraça pequenas ruazinhas e forma a Vila medieval.

Óbidos é uma das mais charmosas vilas medievais de Portugal. Ela foi tomada dos mouros em 1148 pelo rei D. Afonso Henriques. Depois, já no século XIII, D. Dinis ofereceu o Castelo de Óbidos para a rainha Santa Isabel durante suas núpcias. Até 1834, todas as rainhas passaram a ter a Vila como dote e é por isso que ela ainda permanece com um aspecto tão gracioso.

Nas ruas de Óbidos você encontra muitos locais que vendem sua famosa ginjinha. Essa é uma tradicional bebida portuguesa servida em um copinho de chocolate e extraída de uma fruta chamada ginja, semelhante à cereja. Esse licor tem um sabor forte e muito perfumado. Acredita-se que sua origem seja do século XVII, feito a partir de receita conventual, da qual um frade tirou partido das grandes quantidades do fruto existentes na região, executando o refinamento dessa bebida.
 
Uma vez lá dentro, você pode seguir pela rua Direita, que leva ao Castelo, mas que antes passa por várias igrejas, capelas, lojinhas e todo o casarío típico de Óbidos, com seus detalhes em azul e amarelo.

No próprio Castelo de Óbidos funciona hoje um hotel que faz parte do conceituado grupo Pousadas de Portugal. É um hotel histórico, classificado como Monumento Nacional, com aspecto medieval. Ele tem pequenas limitações por manter diversas partes originais do edifício, mas isso também se torna um charme – visto que oferece conforto e a oportunidade de passar uma noite bem diferente. Em 2007, esse castelo foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Em algum momento dessa caminhada você encontrará a Igreja de Santa Maria, a matriz da cidade. Foi nessa igreja que, em 1444, casaram-se Afonso V e sua prima Isabel, um com 10 e o outro com 8 anos de idade. Logo ao lado está o Museu Municipal (de terça a domingo das 10h-13h e 14h-18h).

Para quem quer ter uma visão panorâmica da cidade, a melhor coisa a se fazer é subir em suas muralhas e percorrer os seus 2 km (ou ao menos uma parte), pois só de lá você consegue admirar essa obra da arquitetura medieval, além de poder visualizar a região do entorno e o grande aqueduto que levava a água para lá.

Para ir de carro a partir de Lisboa - nós escolhemos essa opção - pegue a auto-estrada A8 sentido Leiria. Óbidos fica na saída 15, distante cerca de 80km da capital. Há um amplo estacionamento na porta da Vila.

 Festas anuais
+ Festival de Chocolate: março/ abril
+ Mercado Medieval: julho/ agosto
+ Festival de Ópera: julho/ agosto
+ Vila Natal: dezembro/ janeiro -

Como fomos no final do ano, ainda deu tempo de ver a Vila Natal. Nem preciso dizer que Jú amou tudo e ainda comprou uma Espada e Besta de madeira, estilo Medieval.  Fomos embora com gostinho de "queremos ficar mais". 




  
Fátima
 Um dos maiores centros de peregrinação dos católicos no mundo, Fátima atrai cerca de 6 milhões de visitantes por ano e guarda o mais importante santuário de Portugal. A história desta cidade mudou completamente quanto, em 13 de maio de 1917, três crianças pastoras – Lúcia, Francisco e Jacinta – tiveram várias visões da Virgem Maria. Inicialmente descrente, a população e membros da Igreja Católica teriam presenciado fenômenos naturais durante algumas destas aparições, o que fez com que a história ganhasse fama mundial. A principal atração é a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Em sua praça principal reúnem-se milhares de fiéis, muitos percorrendo o caminho final de joelhos.

Em Fátima os pontos turísticos são todos ligados à religião e à crença da aparição de Maria em 1917. Além da Basílica, que possui uma bela torre de 65 metros de altura com coroa de bronze de 7 mil quilos, você poderá conhecer as Casas dos Pastorinhos, onde viveram as crianças Lúcia, Jacinta e Francisco.

Nas casas dos pastorinhos, tudo está intacto, desde móveis, lençóis, toalhas e objetos pessoais das crianças. Ficam na Rua dos Pastorinhos, na Vila Aljustrel, a uns três quilômetros do santuário. 

Realmente é um lugar com uma energia incrível. Pena que, como era feriado, as Casas dos Pastorinhos estavam fechadas. 
Distâncias de Fátima a:
– Lisboa: 127 km
– Porto: 196 km













Local de aparição de Nossa Senhora






Aveiro
Passamos muito rápido e não conhecemos praticamente nada. O pouco que vimos, no entanto, vai nos fazer voltar com certeza e falar mais desse lugar encantador.
 
Conhecida como “a Veneza Portuguesa”. Junto ao mar e à ria, Aveiro é atravessada por uma rede de canais por onde passeiam barcos moliceiros. Estas embarcações, esguias e coloridas, serviam para recolher algas e sargaço, e hoje em dia são usadas em passeios turísticos. Fazer a visita a pé também não implica demasiado esforço já que a cidade é plana, e quem gosta de pedalar pode optar pelas ”bugas” - as bicicletas de utilização gratuita disponibilizadas pela Câmara Municipal de Aveiro.





Águeda

Também passamos rápido em Águeda, cidade onde mora o Pedro, um amigo nosso. Uma deliciosa e tranquila cidadezinha, com pessoas acolhedoras, onde apreciamos belas paisagens, ruas com o céu colorido de guarda- chuvas, capital portuguesa da bicicleta e o maior Papai Noel (Pai Natal) do mundo.  Nós recomendamos e logo voltaremos para conhecer melhor.


Porto

Entre os lugares preferidos dos turistas que escolhem a cidade como destino, certamente o Vale do Rio Douro se sobressai. Considerada Patrimônio Mundial Pela Unesco, a região ficou famosa pela produção de Vinho do Porto e nenhum passeio por ela será completo se você não provar a bebida típica do local. Mesmo quem não é fã da bebida poderá se encantar com as incríveis paisagens da região, principalmente ao optar por tours de barco para complementar o passeio.

Às margens do Rio Douro fica o bairro da Ribeira onde há delícias gastronômicas e de onde, na beira do rio, se conseguem as melhores vistas da cidade. 



Mercado do Bolhão - Frutas, flores, comida fresca (queijos, doces, pães, peixes) e souvenirs de Portugal de todos os tipos podem ser encontrados neste tradicional mercado da baixa portuense, instalado em um prédio construído entre 1914 e 1917 e que, devido a reforma que está passando, está em um lugar temporário.

As origens do Mercado do Bolhão remontam a 1839, mas a sua construção só começou em 1914, com um projeto do arquiteto Correia da Silva. Na altura, foi considerada uma obra vanguardista. Tem dois pisos e apresenta arquitetura neoclássica.

Nem preciso dizer que me acabei nas cerejas, não podia sair de lá sem um saquinho com várias!!!






Quem estiver no Porto, também não pode deixar de visitar o Magestic Café. Datado dos anos 20, é considerado um dos Top 10 dentre os mais belos Cafés do mundo! Ao longo de sua história, ele já recebeu visitantes ilustres como o Juscelino Kubitschek e a J. K. Rowling, autora de Harry Potter. 

Adoramos e Júlia amou o bolo de chocolate!!!!




 
 
 Última noite em Portugal... e eis que andando na rua nos deparamos com essa despedida!


 Braga

E finalmente Braga 😊


Braga é a terceira maior cidade portuguesa, fundada pelos romanos com o nome de Bracara Augusta, conta com mais de 2 000 anos de História em constante desenvolvimento, crescimento e expansão. Braga está situada no Norte de Portugal, há cerca de 41 quilômetros do Porto.

Em 2012, foi dada como a Capital Europeia da Juventude. Conhecida na gíria popular como “A Cidade da Juventude”, que apesar de ser a cidade mais antiga de Portugal é simultaneamente  considerada a cidade mais jovem da Europa. 🙂

Também é conhecida como “A Roma Portuguesa”, pela quantidade de igrejas - são mais de 30 pela cidade. Outras designações que recebeu ao longo dos tempos são “Cidade Barroca”, “Cidade dos Arcebispos”, “Cidade Romana”, “Capital do Minho” etc...

Fomos ao Jardim de Santa Bárbara que assim é chamado por causa da fonte do século XVII que ali se encontra e que é encimada por uma estátua de Santa Bárbara, que outrora pertenceu ao Convento dos Remédios. Localizado no centro histórico de Braga, este é um jardim público recomendado pelos bracarenses e digno de fotografias graças às suas cores vivas e flores bem cuidadas. Ao fundo encontra-se a Ala Medieval do Paço Episcopal Bracarense, que confere ao Jardim  um caráter doutros tempos e o transforma num espaço ainda mais especial.
 
 
E passeamos pelo centro histórico.... Largo João Peculiar, Arco da Porta Nova, etc.... Aqui foi tudo super rápido... Apenas 2 dias na cidade e 1 só para passearmos. Vimos pouco, porque permanecemos por apenas um dia. Confesso que foi difícil me despedir de Braga - tão difícil, que decidimos nos mudar para lá agora em março. A despedida, portanto, foi por pouco tempo e  Braga ainda vai dar o que falar no Viajando de Cocó, que, a partir de 05 de março, estará se estabelecendo na cidade. Como residentes, aguardem, pois com certeza mostraremos muito mais. Braga foi um caso de amor à primeira vista.😍



Nenhum comentário:

Postar um comentário