segunda-feira, 28 de março de 2016

Foz do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro)

Ir a Foz e não visitar as Cataratas é impossível. A beleza das Cataratas do Iguaçu fala por si só e dispensa comentários. Viajando de Cocó amou essa aventura!



É uma aventura para todas as idades. O turista pode visitar o lado brasileiro e argentino. Nós só visitamos o brasileiro e com certeza voltaremos em breve para visitar o lado argentino também.


O Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, algumas das quais ameaçadas de extinção. 

As Cataratas são formadas pelas águas do rio Iguaçu, que significa água grande em tupi-guarani, percorre, no sentido leste - oeste, 1320km até sua foz, na cidade de Foz do Iguaçu, fazendo fronteira com Paraguai e Argentina. A origem das Cataratas data de cerca de 150 milhões de anos atrás, possuindo em média, 275 quedas d'água.

Consagradas como uma das Sete Maravilhas da Natureza, em 1986, as cataratas e o Parque Nacional do Iguaçu, foram declarados Patrimônio Natural da Humanidade. No período das cheias, as Cataratas do Iguaçu são a terceira maior catarata do mundo. O ponto mais alto de queda d’água chega a quase 85 metros de altura na área das quedas da Garganta do Diabo.






Nessa viagem tivemos a companhia de amigos queridos: Renata, Fábio, Isa , Ivete e  Brandão!









 Na volta, não deixe de pegar o elevador panorâmico que passa bem do lado das enormes quedas de água. 










 O parque é cheio de quatis, que são encontrados pelo caminho. Apesar de serem fofos, cuidado: não ofereça comida ou deixe bolsas abertas, pois eles podem ser agressivos na busca por alimentos. Há várias placas avisando.



No Parque Nacional do Iguaçu, no trajeto até as Cataratas, há uma estátua de bronze de Santos Dumont, perto da qual turistas posam para fotos. A maioria não tem noção da importância do inventor para o parque e as Cataratas.

Quando Santos Dumont visitou as Cataratas, em abril de 1916, ficou tão impressionado com tanta beleza que pressionou o então governador do Paraná, Affonso Camargo, para que declarasse a área de utilidade pública e abrisse o local para a visitação pública. Na época, toda aquela área pertencia a um particular, o fazendeiro uruguaio Jesus Val.

 
Há vários tipos de passeio dentro do parque. Consulte o site para mais informações. Queríamos fazer o Macuco Safari (Excelente aventura para ver de perto a força das Cataratas! O passeio consiste em ir de bote bem pertinho, praticamente debaixo das quedas d'água), mas achamos muito caro o preço por pessoa, então deixamos para a próxima vez.

Mapa


Dicas:

Leve protetor solar e repelente
Leve capas de chuva. Nas cataratas há constantemente uma leve garoa

Horário de atendimento:
Bilheteria:das 9h às 17h

Informações detalhadas sobre horários, preços e pacotes você encontra no site oficial das Cataratas: http://cataratasdoiguacu.com.br

2 comentários:

  1. Nossa! Que lugar maravilhoso! Espero poder visitá-lo um dia!! Lindas fotos!

    Beijo!

    Gi.
    http://alemdoscaracoisdosmeuscabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gisele, é lindo mesmo...Vale super a pena conhecer!!!! Bjos

    ResponderExcluir