Fotos By Mônica Blandy |
Muita
gente não sabe, mas Santos foi a primeira cidade do país a contar com um
serviço de bonde como transporte público. Inaugurado em 9 de outubro de
1871, a primeira linha ia do centro da cidade até a barra do Boqueirão
(onde hoje se localiza o bairro de mesmo nome) e era puxada por burros. Exatamente um ano antes de o primeiro bonde começar a circular em São Paulo.
O serviço, incorporado em 1904 pela mesma empresa que gerenciava a distribuição de luz e gás em Santos - The City of Santos Improvements Company- foi aprimorado em 28 de abril de 1909, com a inauguração da primeira linha de bonde movido a eletricidade, que recebeu o n.o 02 e ligava o centro da cidade à São Vicente pela orla da praia, passando pela Vila Mathias e Avenida Ana Costa.
Por conta da 1a Guerra Mundial, que dificultou a importação de bondes, a partir de 1919, Santos chegou a produzir seus próprios veículos em uma garagem localizada na Vila Mathias, contudo, a dificuldade de manutenção, as facilidades do transporte a Diesel, o
baixo custo do petróleo, a pressão exercida pelas empresas de ônibus que foram surgindo ao longo da história e, por fim, a construção das rodovias BR-101 e dos Imigrantes, acabaram por tornar o bonde um transporte obsoleto, embora charmoso. Por conta disso, o serviço foi encerrado e em 28 de fevereiro de 1971, o último carro - prefixo, 258 e servindo a linha 42 - foi recolhido definitivamente à garagem.
Na década de 80 foi feita uma tentativa de implementar uma linha turística de bondes na orla da praia, mas sem sucesso. O fato da via ser estreita (apenas duas faixas), somado ao grande trânsito de carros e ônibus na via da praia acabaram por transformar o bonde em um verdadeiro estorvo ao tráfego na avenida da praia, inviabilizando a idéia. Foi em 2000, contudo, que a Prefeitura Municipal parece ter conseguido encontrar o casamento perfeito entre o passado e o presente, instalando em 23 de setembro daquele ano a primeira linha turística no centro da cidade. Como a região é coalhada de prédios históricos - alguns com mais de 200 anos - a circulação de um bonde funciona quase como um complemento ao cenário, de forma que mesmo os mais apressados ficam de certa forma constrangidos em reclamar do passo "devagar e sempre" do veículo sobre trilhos.
Hoje o bonde turístico de Santos conta com um trajeto de 5 km, cujo passeio - totalmente monitorado por guias - dura cerca de 30 minutos. São seis bondes, entre abertos e fechados, que proporcionam um maravilhoso passeio pelo centro histórico de Santos. Um detalhe interessante é que, em alguns pontos do passeio, o turista pode descer, visitar o local apontado - como o panteão dos Andradas ou o Palácio da Sabesp ou a antiga estação de trem da cidade, que conta com um delicioso restaurante-escola - e subir no próximo bonde que passar pelo local.
Destaque importante também para o programa Vovô Sabe Tudo, que agrega à atração 56 idosos que efetivamente trabalharam na linha regular de bondes da cidade e que atuam como contadores de histórias e monitores turísticos, recebendo salário da Prefeitura pelo serviço. Para o turista, é uma oportunidade de ouvir deliciosas histórias de um tempo que não volta mais. Para os idosos, trata-se de uma brilhante idéia de inclusão social da terceira idade - sem apelar para o assistencialismo - que rendeu ao município um certificado de premiação, expedido pelo Ministério da Cultura, relativo
ao concurso Inclusão Cultural da Pessoa Idosa, realizado em 2007.
Foto com uma figura muito marcante da paisagem santista: o Vovô Sabe Tudo! |
No geral, é um passeio simplesmente delicioso, capaz de agradar aos adultos, divertir as crianças e trazer deliciosas lembranças ao vovô e à vovó.
Funciona de terça a domingo, das 11h às 17h. Partida da Praça Mauá, no
Centro Histórico .
A passagem
custa R$ 6,00 com gratuidade para: menores de 5 anos; guias de
turismo, desde que estejam a trabalho acompanhando grupos; viagens
agendadas por grupos de entidades filantrópicas e de escolas públicas
do ensino fundamental de Santos; grupos de centros de convivência da
Seas (Secretaria de Assistência Social de Santos) e grupos de
treinamento e reciclagem profissional promovidos pela Setur
(Secretaria de Turismo de Santos). Maiores de 60 anos, estudantes (com
documento de identificação escolar) e grupos de entidades
assistenciais (devidamente certificadas) têm 50% de desconto na
tarifa.
Agendamento para grupos pelo Tel.
(13) 3201-8000